Sobre nós

Sobre a Fraternidade São Pio X

Saiba o que é a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, sua finalidade e suas posições.

A FSSPX

A FSSPX é uma Sociedade Sacerdotal de Vida em Comum sem Votos. Por conseguinte, a exemplo de Jesus Sacerdote, os membros da Fraternidade vivem totalmente dedicados ao Santo Sacrifício da Missa que prolonga a Santa Paixão de Nosso Senhor.

 

Finalidade da FSSPX

A finalidade da FSSPX é o sacerdócio e tudo que se relaciona a ele, e só o que lhe concerne, tal como quis Nosso Senhor Jesus Cristo quando disse “fazei isso em memória de Mim”.

 

Autoridades da FSSPX

A FSSPX reconhece como legítimo Sumo Pontífice o Papa Bento XVI, e como legítimos pastores os bispos por ele nomeados. A FSSPX, como qualquer Congregação da Igreja Católica, conta com um Superior Geral, Superiores Provinciais e de Seminários, assim como Superiores locais.

 

Os Membros da FSSPX

A FSSPX acolhe no seu seio Sacerdotes, Irmãos, Oblatas e Terciários. A Congregação das Irmãs da Fraternidade São Pio X acolhe as moças que desejam participar da sua espiritualidade centrada no Santo Sacrifício da Missa.

 

Fundação da FSSPX

A FSSPX, fundada por Sua Exc. Dom Marcel Lefebvre, foi aprovada pela Igreja, por decreto do Bispo de Lausana-Friburgo (Suíça), Dom Charriere, em 1o de Novembro de 1970. A FSSPX recebeu a Carta Laudatória do Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, Cardeal Wright, em 18 de fevereiro de 1971.

 

Nossa posição na crise da Igreja

A FSSPX adere “de todo o coração, de toda a alma, à Roma católica, guardiã da Fé católica e das tradições necessárias à manutenção desta Fé, à Roma eterna, mestra da sabedoria e da verdade”. Mas recusa, “ao contrário, e sempre [se recusará] a seguir a Roma de tendência neo-modernista e neo-protestante que se manifestou claramente durante o Concílio Vaticano II e, após o concilio, em todas as reformas que dele se originaram“. Dom Marcel Lefebvre: Declaração do 21 de Novembro 1974. Leia a declaração completa clicando aqui.

 

A FSSPX em Números

A FSSPX conta atualmente com 529 sacerdotes, 117 Irmãos, 176 Irmãs, 74 Oblatas, 214 Seminaristas e 38 pré-seminaristas. Está presente em 31 paises, e visita regularmente outros 32. Tem 14 Distritos e 6 Casas Autônomas, 6 Seminários, 161 priorados, 725 centros de missa, 90 escolas (do Ensino Básico ao Médio) e 2 universidades, 7 casas de exercícios espirituais e 5 conventos de carmelitas. (Dados de Julho de 2010. Dados desatualizados. Fonte: Distrito da América do Sul)

 

Membros pertencentes à Fraternidade

Gráfico com número de padres, seminaristas, religiosos e oblatos da Fraternidade São Pio X